As pessoas como foco organizacional do marketing

by / Quinta-feira, 08 Março 2012 / Published in Artigo Opinião, Artigos, Marketing Desportivo

Artigo escrito para o ZoomZine

http://www.zoomzine.net/2011/05/as-pessoas-como-foco-organizacional-do-marketing/

Existem vários aspectos a considerar no desenvolvimento duma estratégia de marketing organizacional. Entre a definição do produto e das suas características, do preço pelo qual o consumidor está disposto a pagar, dos instrumentos para estimular a compra do mesmo ou da forma como vai ser distribuído, fica muitas vezes para trás o que considero ser o mais importante na definição de qualquer estratégia: as pessoas.

As organizações são constituídas por pessoas, tudo é idealizado por e para nós, pelo que envolve-las na construção de um determinado paradigma é essencial para o sucesso de qualquer estratégia.

Assim, e se atendermos em particular ao sector desportivo e à singularidade do seu produto, normalmente intangível, efémero, experienciável e subjectivo, verificámos que embora possam haver elementos do desporto, como por exemplo os equipamentos que as equipas utilizam, que são tangíveis, eles têm pouco significado fora do contexto da actividade em si. Além disso, o que cada consumidor vê num desporto é subjectivo, o que torna bastante difícil para o profissional de marketing desportivo assegurar uma alta probabilidade de satisfação para todos os consumidores.

Uma vez que considero que as pessoas são o factor chave para o sucesso de qualquer estratégia, penso que o desenvolvimento de conteúdos que permitam dar visibilidade às pessoas e ao que fazem, às suas paixões e êxitos, pode e deve ser um dos factores diferenciadores para qualquer organização, e fundamentalmente para organizações situadas em nichos de mercado, como a Federação Portuguesa de Hóquei, entidade promotora da modalidade do hóquei em campo em Portugal.

Cientes do contexto desportivo e tecnológico em que nos inserimos, optámos por, recorrendo às plataformas online existentes, desenvolver e implementar conteúdos onde os agentes que são e fazem modalidade, são as verdadeiras estrelas. Desenvolvemos conteúdos como rubricas, entrevistas e reportagens, onde o foco é a satisfação dos amantes do hóquei em campo em Portugal.

Para mim, será sempre assim: perceber o que consumidor quer, e dar-lhe isso mesmo, independentemente da embalagem com que o fazemos.

Deixe uma resposta

You must be logged in to post a comment.

TOP UA-37139526-1
Read previous post:
A Crescente importância do marketing digital no desporto

Artigo escrito para o Ferramentas de Marketing Digital http://www.ferramentasdemarketing.com/marketing-digital/a-crescente-importancia-do-marketing-digital-no-desporto/ Post da Autoria de Marcos Castro, convidado pela equipa do Ferramentas...

Close