Colaboração com o projecto “Global News” – “Clássico made in Portugal”.

by / Quarta-feira, 08 Maio 2013 / Published in Artigo Opinião, Imprensa, Marketing Desportivo

globalnews 8 maio 2013 marcos castro

Colaborei recentemente com o projecto “Global News”, com a elaboração de um artigo de opinião alusivo ao clássico Porto – Benfica deste fim-de-semana, sob o título “Clássico made in Portugal”.

Link para o artigo: http://desporto.globalnews.pt/2013/05/08/classico-made-in-portugal/

Artigo de Opinião – “Clássico made in Portugal”.

Disputa-se este sábado, no Estádio do Dragão, aquele que pode ser o jogo do título para Porto e Benfica (pelo menos para este último é de certeza, pois a vitória garante a conquista da Liga ZON-Sagres). Após o empate com o Estoril a uma bola, a equipa liderada por Jorge Jesus deixa de ser a única a depender de si própria para chegar ao título.

Dado o timing em que ocorre o encontro, à 29ª jornada de uma prova com 30 jornadas, a emoção e o interesse pelo espetáculo é maior do que nunca. Isto deve-se ao facto de se defrontarem duas equipas com fortes possibilidades de vencerem o encontro, o chamado favoritismo de 50/50 para cada lado. Efetivamente, no desporto, quanto maior a concorrência entre adversários, ou seja, quanto mais equilibrada for, por exemplo, a qualidade das equipas, maior é o interesse gerado nos media, nos fãs e nos espectadores da modalidade, tornando mais apetecível o consumo deste produto. É por isso que campeonatos de futebol onde vencem sempre os mesmos não despertam a atenção internacional, na medida em que a previsibilidade é uma componente inerente aos mesmos.

Se em Portugal temos nos últimos anos assistido a uma alternância na conquista do campeonato nacional entre Porto e Benfica, a verdade é que o produto “futebol português” e a dimensão das marcas destes clubes extravasa, em muito, os cerca de 92 mil km2 de Portugal. Na última década temos assistido a performances de excelência destes clubes nas provas europeias, com vitórias na Liga do Campeões, Taça UEFA/Liga Europa e Taça Intercontinental para os dragões, e o alcançar das meias-finais (2011) e final (2013) da Liga Europa pelo Benfica, além das boas performances do Sporting em 2005 e do Braga em 2011.

Este é, por isso, um dos grandes clássicos da modalidade na Europa, made in Portugal.

Subscreva a newsletter: http://bit.ly/newsmarcoscastro

Tagged under:

Deixe uma resposta

You must be logged in to post a comment.

TOP UA-37139526-1
Read previous post:
Orador nas “II Jornadas Nacionais de Comunicação de Marketing no Desporto”

Dia 28 de Maio estarei na Escola Superior de Desporto de Rio Maior para falar do impacto do marketing digital...

Close