Cristiano Ronaldo: será que a sua marca valerá a terceira Bola de Ouro?

by / Segunda-feira, 29 Dezembro 2014 / Published in Artigo Opinião, Artigos, Branding, Marketing, Marketing Desportivo, Marketing Digital

cristiano ronaldo

Cristiano Ronaldo é, indubitavelmente, uma das marcas pessoais mais valiosas do mundo do entretenimento. Recentemente a REPUCOM divulgou um estudo no qual atribuiu um valor de aproximadamente 120 mil euros a cada post que o atleta realiza na sua página do Facebook, valor este que representa mais do dobro do de Leo Messi, um dos outros candidatos à distinção da FIFA.

Do ponto de vista do desenvolvimento da marca pessoal do atleta, Ronaldo evidencia um harmonioso jogo entre as variáveis “Sinais”, “Imagem” e “Identidade”. A primeira variável refere-se ao, por exemplo, nome e logomarca do craque, enquanto a “Imagem” se relaciona com a própria personalidade do atleta, os seus valores e a sua própria missão enquanto desportista. Por último, no que refere à “Identidade”, é bastante clarividente que Cristiano também sabe como se quer posicionar perante a sua audiência, tendo claramente definidos os seus eixos de diferenciação.

Quando sabemos o que queremos, é mais fácil atingirmos o sucesso. E Cristiano Ronaldo sabe o que quer: ganhar tudo, mas mesmo tudo, a nível individual e coletivo. Em 2014 provou-o, mais uma vez, dentro do campo. E fora deste, poucas dúvidas restam da sua mais-valia como um ativo impar na história da modalidade. A decisão será conhecida a 12 de Janeiro.

Artigo escrito para a agência de marketing digital desportivo Add Up Branding

Subscreva a newsletter: http://bit.ly/newsmarcoscastro

TOP UA-37139526-1
Read previous post:
A amplificação das características do desporto

O desporto é um fenómeno sociocultural que encerra, em si mesmo, características inerentes à própria essência humana. Vê-lo como um...

Close