O potencial do mercado asiático: como o Beira-Mar lá está a chegar.

Nazmi Faiz Mansor – é este o nome que tem dado que falar nos últimos dias nas redes sociais, em particular no Facebook. Nazmi é o primeiro futebolista malaio a jogar na Europa, tendo assinado na segunda-feira pelo Beira-Mar, clube que milita na Liga Zon-Sagres. Até aqui, nada de especial, a não ser o facto de após a contratação deste jovem de 17 anos, a página oficial no Facebook do Beira-Mar ter sido, literalmente, inundada por fãs de futebol da Malásia, que têm feito inúmeros likes, comentários e partilhas, sobre a contratação de um conterrâneo seu. A loucura tem sido tanta, que até criaram uma página de fãs do Beira-Mar na Malásia, que desde o dia 21 de Maio já acumulou quase 4000 fãs.
Este forte e frenético entusiasmo dos asiáticos acerca de um atleta seu, comprova duas importantes oportunidades para quem trabalha no desporto: a primeira, a paixão que move os adeptos e que os energiza de tal forma que alocam recursos, temporais e financeiros, por exemplo, para acompanhar aqueles de que gostam, e a segunda, que o mercado asiático representa um enorme potencial de mercado.
Relativamente a este segundo ponto, importa salientar que, num mundo onde a tecnologia encurta distâncias, o digital revela-se um importante canal de distribuição para as marcas. E o potencial, na Ásia, é enorme. Segundo dados do Internet World Stats, a penetração de Internet neste continente com 4 biliões de pessoas é de “apenas” 26,2%, o que equivale a cerca de 1 bilião de pessoas, ou seja, 1/7 da população mundial. As marcas desportivas de maior dimensão, como o Manchester United e o Real Madrid,  já perceberam isto, e apresentam nos canais de distribuição online conteúdos adaptados a estes consumidores, inclusive, na sua própria língua.
“Digital” e “Ásia”, uma combinação que resulta, e que merece ser explorada. Também em Portugal…
Subscreva a newsletter: http://bit.ly/newsmarcoscastro