Hóquei: uma nova abordagem de marketing!

by / Quarta-feira, 28 Agosto 2013 / Published in Artigo Opinião, Artigos, Marketing, Marketing Desportivo, Marketing Digital

A convite do Bernardo Fernandes, amigo e treinador de hóquei que se encontra na Holanda, escrevi um artigo para o seu blogue “Self-pass”, sobre o novo paradigma de marketing vigente na modalidade. Na minha opinião estamos a iniciar uma nova era, onde o produto hóquei está a começar a ser trabalhado de forma profissional, começando a ganhar cada vez mais espaço nos media, assim como novos parceiros.

O artigo está disponível no link http://self-pass.com/2013/08/27/hockey-a-new-marketing-approach/

Artigo completo:

Hero Hockey India League“O hóquei está diferente, para melhor! As grandes mudanças começam muitas vezes a partir de cima, da FIH, e esta parece-me estar a fazer um excelente trabalho no cumprimento da sua missão como máxima embaixatriz da modalidade. Referi-mo aos vários aspectos que envolvem a promoção do produto hóquei em campo, desde as suas regras e regulamentos à forma como este é distribuído.

Do ponto de vista do marketing, e é neste âmbito que vai incidir esta reflexão, o hóquei está finalmente a profissionalizar-se. O produto desportivo é o único em que quanto maior for a incerteza do seu resultado, maior é o interesse para o consumidor, maior é o espectáculo proporcionado. Ao contrário doutras modalidades, cuja evolução a nível regulamentar é demorada e sujeita a muitos lobbies, o hóquei é uma modalidade fresca, inovadora, sem receio de ser mais transparente para a sua comunidade. Nos últimos anos temos assistido a uma séria de alterações às regras, desde o auto-passe ao vídeo umpire, que estão a tornar a modalidade mais espectacular, e por isso com maior capacidade de chegar a novas audiências.Hockey World League - Ultras Malaya

A juntarmos a isto temos a criação de novos produtos, dos quais gostaria de salientar três, que pela sua importância e impacto estão a revolucionar a criação de novas parcerias com grandes marcas, atraindo desta forma novos parceiros e patrocinadores para a modalidade. Estas competições são a Eurohockey League, a Hockey World League e a Hero Hockey India League. Apesar de terem sido desenvolvidas com diferentes conceitos e características, todas elas tem um denominador comum: tornar o hóquei acessível a mais pessoas e países, aumentando assim a participação e impacto em novas audiências. Além disso, todos estes produtos tem por trás uma forte componente de espetacularidade, onde a inovação tecnológica é um elemento fundamental para o desenvolvimento do chamado desporto espetáculo, onde a criação de ídolos assume um papel fundamental. A propósito disto, veja-se o recente exemplo da Federação Europeia de Hóquei, que desenvolveu o “EHF Hall of Fame”, onde local virtual onde os fãs podem admirar os grandes jogadores da modalidade.

Outro aspecto que tem vindo a mudar é a distribuição do produto hóquei em campo, muito por culpa da revolução digital a que temos vindo a assistir nos últimos tempos. Hoje temos a possibilidade de assistir a hóquei de alto nível das principais competições mundiais de forma gratuita, a qualquer altura, em qualquer lugar e qualquer dispositivo através de transmissões em livestreaming no YouTube ou noutros plataformas. Se é certo que o hóquei não pertence às modalidades mainstream da maioria dos países, esta oportunidade digitalVideo Umpire Trifinance Championship 2013 trouxe-nos a possibilidade de nos afirmamos como uma modalidade competitiva, interessante e diferente das demais, e onde a televisão deixou de ser uma limitação à nossa expensão e crescimento.

Por último, o crescimento da notoriedade que o hóquei começa a verificar nos países onde não é uma das modalidades mainstream, e que no meu entender apenas será perceptivel dentro de 4/5 anos, faz com que grandes empresas se comecem a querer associar à modalidade. Marcas como a Adidas, a Audi, a Coca-Cola ou a Clarence House (sim, a realeza britânica também tido sido um parceiro fundamental, veja-se o caso da princesa Kate durante os Jogos Olímpicos de Londres) tornam o hóquei numa modalidade com imenso potencial de crescimento, uma vez que estão a fazer uma clara aposta no marketing através do desporto, isto é, tentam chegar aos consumidores através de uma modalidade da qual são fãs, neste caso, o hóquei em campo.

Estamos a atravessar um momento fantástico no hóquei. Cabe agora a cada um de nós contribuir para potenciá-lo.”

Subscreva a newsletter: http://bit.ly/newsmarcoscastro

Deixe uma resposta

You must be logged in to post a comment.

TOP UA-37139526-1
Read previous post:
Palestrante em Bruxelas, na AG da EHF

No passado dia 16 de Agosto tive a oportunidade de falar de marketing de eventos para 31 países! A formação...

Close