Marketing interno no desporto: o cliente número 0.

by / Sexta-feira, 09 Novembro 2012 / Published in Artigo Opinião, Artigos, Marketing, Marketing Desportivo, Marketing Interno
Muitas vezes as organizações desportivas, e não só, focam-se no planeamento e execução de uma estratégia de marketing e comunicação para o exterior, isto é, para o mercado, local onde estão os seus clientes e potenciais clientes, esquecendo-se que o seu cliente número 0 são os próprios colaboradores.
De facto, quanto mais forte for uma organização internamente, maior é a sua capacidade para se adaptar à mudança e triunfar. No desporto esta área de intervenção, denominada de marketing interno, é primordial para envolver e alinhar os colaboradores com a estratégia e objectivos da organização, tornando-os mais motivados e capazes de executar melhor a sua função.
As organizações são constituídas por pessoas, e por isso pensar nelas como o principal foco de desenvolvimento da organização, é investir no crescimento desta. Por isso, antes de olharmos para o exterior e pensarmos sobre o que temos de fazer para conquistar consumidores, concentremo-nos primeiro no cliente 0, como referido acima.
No desporto, o marketing interno ganha ainda mais relevância. Pelas características particulares do produto desportivo, é essencial alinhar funcionários, atletas, treinadores e dirigentes, isto é, toda a estrutura constituinte de um clube, para um objectivo comum. E premiá-los quando cumprem tarefas. Seja numa Gala da própria organização, onde são premiados os melhores do ano, seja financeiramente, seja apenas com um elogio ao trabalho desenvolvido.
Infelizmente, muitas vezes não se consegue atingir tal objectivo. Várias vezes vemos atletas e, ultimamente, dirigentes, em diferentes modalidades, a comunicarem objectivos diferentes daqueles da organização onde estão inseridos. No desporto, a probabilidade de isto acontecer é maior, uma vez que ninguém pode garantir o sucesso. As equipas dirigentes, técnicas, de atletas, entre outras, vivem de resultados.
A questão está em perceber como se prepara as equipas de trabalho para liderar com o insucesso. E o marketing interno, é uma importante ferramenta para combatê-lo.
Subscreva a newsletter: http://bit.ly/newsmarcoscastro

Deixe uma resposta

You must be logged in to post a comment.

TOP UA-37139526-1
Read previous post:
O marketing pode não levar ao sucesso organizacional: o exemplo do Sporting.

…ou melhor, o marketing é essencial para o cumprimentos de objectivos organizacionais que se relacionem com a promoção de determinados...

Close