Geolocalização: uma oportunidade para organizadores de eventos desportivos

by / Terça-feira, 15 Maio 2012 / Published in Artigo Opinião, Artigos, Marketing Desportivo, Marketing Digital
A geolocalização refere-se à identificação da localização geográfica de determinado objecto. Face ao crescente uso das novas tecnologias e, em particular, da tecnologia associada à mobilidade, de que são exemplo o uso cada vez maior dos telemóveis com ligação à internet, as marcas começaram a perceber que, num contexto cada vez mais competitivo e onde todas as empresas lutam para comunicar melhor (entenda-se “comunicar melhor” por conseguir individualizar a comunicação a cada consumidor final), surge uma excelente oportunidade para chegar ao público-alvo de uma forma individualizada e confortável para o cliente/potencial-cliente (uma vez que é fruto do local onde se encontra fisicamente, que as marcas comunicam com ele).
A geolocalização constitui-se por isso como uma grande oportunidade para o marketing de eventos, em particular aqueles que apelam a um grande envolvimento emocional, como os eventos desportivos. Já foram dados os primeiros passos em países como os Estados Unidos (exemplo dos New Jersey Nets), Espanha (exemplo do Barcelona) e, recentemente, Inglaterra (através duma parceria estabelecida entre o Manchester City e o Foursquare).
De facto, as oportunidades são imensas. Não apenas para os fãs, mas também para as próprias marcas. Os primeiros ganham bilhetes, t-shirts, o direito a estar em evidência no ecrã do estádio ou pavilhão, descontos nas lojas oficiais dos clubes, entre outros, os segundos conseguem customizar a oferta, estabelecer perfis de utilizadores do recinto durante o evento desportivo e fidelizar consumidores. No fundo, a experiência dos fãs passa a ser ainda mais memorável e, por outro lado, as marcas percebem quem são os seus fãs e a melhor forma de comunicar com os mesmos.
Em Portugal, não tenho conhecimento do uso do potencial da geolocalização em eventos desportivos. Se calhar, será uma boa altura para começarmos a extrair mais desta importante ferramenta.
Subscreva a newsletter: http://bit.ly/newsmarcoscastro

Deixe uma resposta

You must be logged in to post a comment.

TOP UA-37139526-1
Read previous post:
Assistências nos estádios de futebol europeus, e o investimento no desporto em Portugal

Ao contrário do que muitos pensam, e segundo um estudo do IPAM, é na Alemanha que os estádios de futebol...

Close