Colaboração com o projecto “Global News” – “Clássico made in Portugal”.

by / Quarta-feira, 08 Maio 2013 / Published in Artigo Opinião, Imprensa, Marketing Desportivo

globalnews 8 maio 2013 marcos castro

Colaborei recentemente com o projecto “Global News”, com a elaboração de um artigo de opinião alusivo ao clássico Porto – Benfica deste fim-de-semana, sob o título “Clássico made in Portugal”.

Link para o artigo: http://desporto.globalnews.pt/2013/05/08/classico-made-in-portugal/

Artigo de Opinião – “Clássico made in Portugal”.

Disputa-se este sábado, no Estádio do Dragão, aquele que pode ser o jogo do título para Porto e Benfica (pelo menos para este último é de certeza, pois a vitória garante a conquista da Liga ZON-Sagres). Após o empate com o Estoril a uma bola, a equipa liderada por Jorge Jesus deixa de ser a única a depender de si própria para chegar ao título.

Dado o timing em que ocorre o encontro, à 29ª jornada de uma prova com 30 jornadas, a emoção e o interesse pelo espetáculo é maior do que nunca. Isto deve-se ao facto de se defrontarem duas equipas com fortes possibilidades de vencerem o encontro, o chamado favoritismo de 50/50 para cada lado. Efetivamente, no desporto, quanto maior a concorrência entre adversários, ou seja, quanto mais equilibrada for, por exemplo, a qualidade das equipas, maior é o interesse gerado nos media, nos fãs e nos espectadores da modalidade, tornando mais apetecível o consumo deste produto. É por isso que campeonatos de futebol onde vencem sempre os mesmos não despertam a atenção internacional, na medida em que a previsibilidade é uma componente inerente aos mesmos.

Se em Portugal temos nos últimos anos assistido a uma alternância na conquista do campeonato nacional entre Porto e Benfica, a verdade é que o produto “futebol português” e a dimensão das marcas destes clubes extravasa, em muito, os cerca de 92 mil km2 de Portugal. Na última década temos assistido a performances de excelência destes clubes nas provas europeias, com vitórias na Liga do Campeões, Taça UEFA/Liga Europa e Taça Intercontinental para os dragões, e o alcançar das meias-finais (2011) e final (2013) da Liga Europa pelo Benfica, além das boas performances do Sporting em 2005 e do Braga em 2011.

Este é, por isso, um dos grandes clássicos da modalidade na Europa, made in Portugal.

Subscreva a newsletter: http://bit.ly/newsmarcoscastro

Tagged under:

Deixe uma resposta

You must be logged in to post a comment.

TOP UA-37139526-1